domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Importância da Higiene Pessoal nos Serviços de Alimentação

A higiene é um fator de extrema importância no quesito alimentação; não só no que diz respeito ao alimento estar sanitizado, mas, também no que se refere ao manipulador.
É importante ressaltar que as práticas de higiene devem ser obedecidas pelos manipuladores durante a rotina de produção.

Os manipuladores são todos os envolvidos nos processos de seleção, higienização, pré-preparo, cocção e armazenamento dos alimentos utilizados.

Os cuidados com a alimentação iniciam-se desde a escolha no momento da compra até o consumo; devendo ser selecionados alimentos saudáveis e de forma que não apresentem risco à saúde.

Os utensílios à serem utilizados devem estar limpos, as bancadas e o manipulador devidamente paramentado com os EPI's ( Equipamento de Proteção Individual), que são as máscaras, luvas anticorte, óculos protetores.
Devendo estar uniformizados e paramentados com touca para evitar a contaminação por fios de cabelo indesejado em contato com os alimentos, máscaras para evitar contaminação por saliva e até mesmo a respiração, devido à possíveis resfriados entre outros.

Algumas medidas simples auxiliam no controle de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados, bem como:
  • Lavar as mãos sempre que for iniciar uma tarefa;
  • Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, se caso estiver usando um produto para sanitizar utensílios por exemplo e ficar resíduos mesmo utilizando luvas e houver contato com a pele pode causar irritação, e ao sair porque existe o risco de contaminação por bactérias por exemplo.
  • Manter unhas curtas e limpas;
  • No caso dos homens, sempre manter a barba feita;

O sucesso de uma boa produção depende muito dos procedimentos realizados antes, durante e depois da cocção e higiene pessoal é um dos maiores potencializadores desde sucesso, uma equipe ciente e responsável garante este objetivo de forma mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário