domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Importância da Higiene Pessoal nos Serviços de Alimentação

A higiene é um fator de extrema importância no quesito alimentação; não só no que diz respeito ao alimento estar sanitizado, mas, também no que se refere ao manipulador.
É importante ressaltar que as práticas de higiene devem ser obedecidas pelos manipuladores durante a rotina de produção.

Os manipuladores são todos os envolvidos nos processos de seleção, higienização, pré-preparo, cocção e armazenamento dos alimentos utilizados.

Os cuidados com a alimentação iniciam-se desde a escolha no momento da compra até o consumo; devendo ser selecionados alimentos saudáveis e de forma que não apresentem risco à saúde.

Os utensílios à serem utilizados devem estar limpos, as bancadas e o manipulador devidamente paramentado com os EPI's ( Equipamento de Proteção Individual), que são as máscaras, luvas anticorte, óculos protetores.
Devendo estar uniformizados e paramentados com touca para evitar a contaminação por fios de cabelo indesejado em contato com os alimentos, máscaras para evitar contaminação por saliva e até mesmo a respiração, devido à possíveis resfriados entre outros.

Algumas medidas simples auxiliam no controle de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados, bem como:
  • Lavar as mãos sempre que for iniciar uma tarefa;
  • Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, se caso estiver usando um produto para sanitizar utensílios por exemplo e ficar resíduos mesmo utilizando luvas e houver contato com a pele pode causar irritação, e ao sair porque existe o risco de contaminação por bactérias por exemplo.
  • Manter unhas curtas e limpas;
  • No caso dos homens, sempre manter a barba feita;

O sucesso de uma boa produção depende muito dos procedimentos realizados antes, durante e depois da cocção e higiene pessoal é um dos maiores potencializadores desde sucesso, uma equipe ciente e responsável garante este objetivo de forma mais eficaz.

Meus pés, seus pés; ninguém pode parar a obra de Deus!

" Eu quero andar, eu quero ir
nada pode impedir esses meus pés
Eu quero ver e percorrer
Um território eu vou sentir sob meus pés
Não só por humildade que meus pés Ele lavou
foi uma marca e uma cura que me empurra
e eu digo: Sai!
Que agora eu quero andar!

Eu vou entrar, eu vou sair
Eu esmaguei uma serpente com os meus pés
Agora eu sei que eu vou subir
Ele subiu e eu vi a planta dos seus pés
Não só por humildade que meus pés Ele lavou
Foi uma foi uma marca e uma cura que me empurra
e eu digo: Sai!
Que agora eu quero andar!

(Música: Meus Pés. Por: Zé Bruno, Hamilton Gomes e Dudu Borges. Álbum: Até eu envelhecer. Banda: Resgate)

Olá amados,




 Bom, hoje quero declarar ao mundo que temos uma marca e uma cura em nossas vidas e as vezes não temos valorizado essa marca.
 Quando Jesus, lavou os pés dos discípulos Ele não abençoou só aqueles homens; mas todos nós que cremos em sua palavra.
 Seus pés foram ungidos por Cristo, para ganhar conquistar territórios, para vencer a lutas que travamos todos os dias.
 Mas, que você hoje entenda... sua vida está marcada, você é mais que vencedor,
levanta sacode a poeira e dá a volta por cima, seja como for, venca.






Temporariamente meus pés se encontram assim:




Mas nada pode pará-los se Deus comigo estiver...
As circunstâncias, parecem chegar para nos afligir, nos abater, mas não podemos levar isso em consideração. Temos sempre algo melhor a oferecer à nós mesmos; basta acreditar. Eu estou muito confiante, talvez você diga no seu interior: " ela sabe que voltará a andar". Sim, eu sei. Porém, o que me motiva não é saber disso, é saber que não importa como você, onde você está; o que importa é ter convicção de que alcançará.


Hebreus 11:1
'' Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho."
(Bíblia de Estudo Dake; pág 1960)



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O poder do seu olhar

Olá amados do Senhor,




Eu estou bem.
O que ainda estou pensando é como os olhares das pessoas falam tão alto.
Sabem, eu sempre falei e sempre fiz questão de não olhar no fundo dos olhos de alguém quando estivesse com raiva, porque eu sabia que bem aquela pessoa não faria; mesmo que ela fosse a causadora, ou ajudadora da raiva sentida.


Os olhos são as janelas da alma.


Cuidado com seu olhar; ele pode causar desejo, se houver sedução. Tristeza se possuir uma lágrima ou pesar. Você sabe disso, só não se lembra quando está em poder desta arma.
Mais um passeio; no supermercado e depois ao shopping... o OLHAR das pessoas é aquele assim, "tadinha". Mas, você que sabe que vai voltar a andar logo e que não irá precisar da cadeira de rodas mais, acredita que está tudo bem. Mas, que incomoda.... ôh!! como incomoda.


O pesar que as pessoas tem no olhar é muito grande, fiquei a imaginar pessoas que viveram ou irão passar o resto de seus dias em uma cadeira de rodas. Penso o quanto algumas são fortes, determinadas e com uma ótima auto estima. Mas, e aquelas que não são tão alegres assim, ainda percebe-se o gosto amargo da nova ou da velha rotina de depender daquele meio de locomoção.


Só que o que peço hoje é para olharem com amor, e se fitarem demais o olhar, cumprimentem com carinho, mesmo sendo desconhecido. Isso valoriza a vida.


O amor é o maior sentimento que devemos sentir e transmitir.... Lembre-se:


JESUS te amou primeiro... AMAR OS DEMAIS FICOU FÁCIL, NÃO TEM QUE MORRER POR ELE EM UMA CRUZ...É SÓ AMAR.




Abraços a todos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

" Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
E por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. " Malaquias 3:10-12.






Querido ontem ocorreu novo milagre, tínhamos apenas o dinheiro do dízimo em nossas carteiras; ainda questionei meu marido sobre dizimar nestas condições tão difíceis, já que ficarei impossibilitada de trabalhar e o INSS demora horrores para chegar.
Mas, decidimos ser fiéis mais uma vez, crendo que Deus nos aprovaria neste novo teste, e para Honra e Glória do Senhor Jesus; dizimamos.
Na igreja com poucas palavras testemunhei o livramento de Deus e o Senhor, de imediato me mostrou mais uma vez que está conosco e que sua obra é grande.
Eu fui apenas testemunhar, e Deus tocou no coração do Pastor André que orou por nós e pediu a todos os irmãos para nos abençoar com a quantia que pudessem...
Queridos, foi incrível o valor que recebemos era maior que o que dizimamos.
Deus cumpriu mais uma de suas palavras e creio que ainda veremos e contarei para todos vocês muitos milagres que ainda vão acontecer até o dia em que eu voltar a trabalhar, assim como milagres que tem pra acontecer enquanto vida eu tiver.




Amados, compartilhem comigo seus milagres, divulguem nos meus comentários, quero participar com vocês.
Abraços a todos.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

'' O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo." 1 SM 2:6-8




Depois das tempestades e dos estragos causados pelas tormentas... vem a bonança, a calmaria... e assim tanto a natureza quanto os que dela sobrevivem se reconstroem de acordo com sua capacidade e algumas espécies até se superam com tamanha beleza e reparação.










Queridos, desta vez detalho o acidente sendo a última vez que falarei dele; apenas para não ficar vago. 
Naquela noite de 2 de fevereiro de 2012, entre as 21:00 h da noite; garoava ainda (chuviscava); estávamos de capa de chuva, botas (o que amenizou os efeitos da queda), havíamos acabado de entrar na avenida, cuja a preferência era nossa e considero que meu esposo não corria visto que não passava de 60Km/h visto que para um carro nem se nota, ma na moto parece mais rápido. O "companheiro", o rapaz do carro, que foi negligente; todos sabemos que a noite para sair com o carro e se estiver chovendo temos que ligar os faróis, seta e verificar vidros embaçados, em especial o traseiro. Mas, infelizmente aquilo que parece ridículo e sem importância pode evitar sofrimentos.
Ele saiu com tudo e colidimos com ele, tamanho o impacto que seu eixo dianteiro estragou e a toda a parte dianteira da moto.
Senti o meu corpo se desprender da moto e depois as mãos saindo do corpo do meu marido, girei algumas vezes no ar, bati no chão e acredito que nessa hora fraturei a perna, girei novamente e cai com a perna fraturada por cima da perna sã.
Olhei e vi que a perna não havia ferido do joelho para baixo, mas, o fêmur sim. Lembrei imediatamente das aulas de anatomia do meu professor na faculdade, e voltei os ossos para o lugar e a dor foi tão grande... Mas logo diminuiu.
Como já disse antes, me impressiona a força e sabedoria que Deus me deu em todo tempo;
pedi para ligarem para nosso melhor amigo o Ademir Júnior, que foi quem deu tranquilidade ao meu marido Carlos e nos deu apoio; depois para minha mãe, por último para minha gerente na empresa.
Logo que os bombeiros chegaram prestaram socorro à mim; cada vez que movimentávamos a perna quebrada parecia quebrar de novo.
Mas o sufoco passou assim que ao chegar no hospital imobilizaram a perna, no dia seguinte foi feita a cirurgia e correu tudo perfeitamente bem.






Bem, pessoal... hoje eu estou bem, muito melhor que antes.




Mas passei uma nova experiência hoje, pela primeira vez saí de casa; e encarei algo que ainda não havia me dado conta: O OLHAR DAS PESSOAS sobre quem está EM UMA CADEIRA DE RODAS... mas falou disso depois... por hora vou entender meus pensamentos e sentimentos.




Aline S. S. Mendonca

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


Bom, acontece que dia 2 de fevereiro eu retornava para casa de moto com meu esposo, estávamos na via correta com uma velocidade aproximada de 60 Km/H talvez, menos, o problema é que começava a garoar ( chuviscar) e um moço resolveu sair com seu carro na via sem sinalizar, sem ligar faroletes, desembaçador, seta e todos os procedimentos que sabemos que é padrão para salvar vidas.. evitar males.
Ele saiu e não nos viu; moto no escuro os dois de capa de chuva e botas.. e com seu vidros do carro embaçados não nos viu. Foi só o impacto, senti meu corpo se desprender da moto e do corpo do meu esposo e fui girando no ar, senti a perna mas não sabia onde e nem como eu bati, quando cai pensei; quebrou a perna só não sei quantos lugares... fui apalpando a perna senti que do joelho para baixo estava bem, coloquei a mão sobre a coxa e percebi que meu fêmur tinha fraturado.
Não sei como, mas tive sabedoria para colocar a perna no seu lugar, e segurei com todas as forças que tive. Tremia muito de dor, e ofegava tamanho o sofrimento. Senti uma sede insaciável, e falta de ar, pedi a um dos homens ao redor liguei para o nosso melhor amigo  que apareceu dentro de poucos minutos, foi o responsável por passar a tranquilidade que meu marido precisava ter, pois sua preocupação era comigo, com minha coluna pois já havia feito cirurgia reparadora e inserido uma haste de platina na coluna que sustenta quase que totalmente.
Logo depois da ligação para ele pedi que avisassem minha mãe, que chegou em seguida desesperada como toda mãe, pedi que tivesse calma e o socorro chegou.. os bombeiros que antes já os admirava e hoje admiro muito mais afinal agora também devo à eles minha vida em gratidão.
Sabe o que mais me impressiona?
A lucidez e a sabedoria que Deus me deu, e que ELE nos dá nas horas de aflição. Desde a hora que tudo ocorreu até o presente momento, tudo o que sinto e penso é:
" Deus não quis me levar, me deu mais uma vida, mas uma chance de continuar a fazer parte de seu plano celestial, aqui na terra, com as vidas. Eu que antes já amava meu testemunho de vida e que nunca o havia contado inteiro a ninguém; percebo que não posso mais calar e que tenho que levar ao mundo de todas as formas que eu puder o INCONDICIONAL AMOR DE DEUS. E não só por minha vida, por todos, todos nós.
Decidi criar o blog e agora não vou mais parar.. mesmo que não seja lido pelo mundo inteiro, se uma alma, uma vida for tocada, mesmo que apenas a minha.. eu sei.. DEUS sabe todas as coisas e não vou parar, se ficar sem postar pelo menos um versículo ou um fato de minha vida. Não tem problema, porque veículos de comunicação falham mas DEUS NÃO FALHA JAMAIS.
Obrigada por ler e deixar Deus te fazer perceber o quanto ELE É GRANDE....


Aline Mendonça

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma Nova Chance

Começo este, com a intenção de declarar ao mundo de alguma forma aquilo que penso e trocar experiências com outras pessoas... que seja este lido por uma ou um milhão de pessoas, o que me importa é que um dia vai tocar a vida de alguém.


Hoje são dia 06 de Fevereiro de 2012...
eu considero que .. renasci..
No dia 02 de Fevereiro de 2012 sofremos um acidente, meu esposo e eu; voltávamos do meu trabalho, em uma moto.. e tudo ainda está muito vivo em meus pensamentos; desde o gosto de sangue os gritos por socorro, tudo o que aconteceu. Sou hoje mais uma vítima do trânsito ou mais uma vítima no trânsito?
Penso que eu poderia ter morrido aos 23 anos de idade no início de minha carreira profissional, no início do meu casamento no alicerce do fundamento de meus sonhos.
Mas DEUS Onipotente, Onipresente, Onisciente, não o quis assim... e agradeço a isso...
Hoje nesta primeira página desejo que todos quantos passarem seus olhos por ela... ao sair de casa orem para voltarem vivos, orem para que as pessoas tenham paz e calma nos seus atos... e acima de tudo respeitem setas.. sinalizações.. respeitem as leis de trânsito.. hoje não vou contar tudo mas peço que se lembrem de seus amados durante todo o dia e que antes de agir pensem? Isso me leva de volta pra casa vivo, experiente e mais feliz para o convívio daqueles que amo??
Desde já agradeço!
Que Deus Abençoe e Te Guarde por onde quer que andares.




UMA FLOR, UM MINUTO DE SABEDORIA... MAIS UM DIA COM O SENHOR, MAIS UM DIA COM MINHA FAMÍLIA....




Aline Mendonça